Você sabe quais brinquedos podem ser dados aos seus filhos? Confira nossas dicas.
Costumamos dizer que crianças crescem rápido demais, não é mesmo? E não estamos errados.
Após o nascimento, o bebê está em constante crescimento e evolução, tanto corporal como cognitiva. E quando maior o bebê vai ficando, mais ele presta atenção e aprende com tudo ao seu redor.
É de extrema importância avaliar cada etapa do desenvolvimento da criança. Algumas crianças se desenvolvem mais rápido, outras já tem um processo de amadurecimento mais lento. É na primeira infância que podemos perceber sinais de que algo pode estar diferente, como o reconhecimento da criança autista, por exemplo, e é também na primeira infância que começa a ser criado a personalidade da criança.
Crianças gostam de brincar. Mesmo quando bebês, tudo o que é colorido, faz barulho e pode ser pego em mãos serve para divertimento.
→ Seu filho não brinca? Aprenda a identificar sinais de autismo e faça o tratamento.
Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre os brinquedos dos bebês conforme sua idade.
Brinquedos de acordo com a idade
Bebês de 0 a 1 ano: Bebês nessa idade buscam por objetos que estimulem os seus sentidos e desenvolvam seus movimentos. Até os 3 meses o bebê não tem total destreza para segurar objetos.
Mas, a partir do 4° mês de vida, o bebê começa a conseguir segurar objetos, levando-os até a boca, apertando e chacoalhando. Paninhos coloridos, mordedores e móbiles prendem a atenção. A criança também começa a prender a atenção em objetos que possuam som.
Aos 6 meses, a criança começa a se sentar, e a observar melhor os objetos que pega, observa as cores, e até brinca com os barulhos.
Brinquedos com peças grandes como bloquinhos de montar são bons para o desenvolvimento, pois a criança começa a observar melhor as formas, e se diverte com o barulho do atrito entre elas.
Após o 9° mês, a criança já começa a querer se socializar, querendo que você brinque com ele, faça barulho com as peças e brinquedos sonoros.
Crianças de 1 a 3 anos: é uma idade gostosa, pois é quando começam as primeiras palavras e o desenvolvimento do andar. Tudo para a criança é motivo de atenção, inclusive coisas que não devem ir para suas mãozinhas. Costumam nos imitar e tentar fazer o que fazemos. O desenvolvimento lógico já começa nessa fase.
Brinquedos de montar, massinhas de modelar, bonecas e carrinhos começam a ganhar vida. Tintas coloridas e papel também costuma fazer sucesso, já que é incrível para a criança demonstrar o que vê através dos desenhos e de sua criatividade.
É uma fase que demanda atenção, pois a criança vai por tudo o que encontrar na boca, e vai querer abrir e fechar portas e gavetas, podendo ocasionar acidentes domésticos. Todo o cuidado é pouco.
3 a 6 anos: A criança começa a querer brincar com outras crianças, sendo essencial garantir essa socialização para que a criança aprenda a viver em comunidade desde pequena. O faz de conta começa a ganhar forma, e as brincadeiras como esconde esconde começam a aparecer. A criança começa a trabalhar seu psicológico e sua mente, conseguindo desenvolver habilidades em jogos de memória simples.
Após os 6 anos: a criança já pensa por si e tem controle sobre o que quer e o que não quer brincar. É o momento em que a criança começa a alfabetização. Brinquedos lúdicos fazem sucesso, como caça palavras, jogos de tabuleiro e dados, deixando a imaginação mais fluída. Começa também a fase de brinquedos motores como bicicleta, triciclo, e brincadeiras que remetem a profissões, pois a criança começa a se imaginar na vida adulta.
Agora que você já sabe qual é o brinquedo ideal para cada fase, pode escolher com menor preocupação!
→ Quando você pode introduzir fórmula na alimentação do seu filho