Antes de tudo, descobrir que está com uma Micose de Unha jamais será uma boa notícia. Sobretudo, a micose é um problema desencadeado por fungos e, às vezes, se arrisca de destruir totalmente a unha.
Quando esses elementos conseguem se alojar nas unhas, tendem a se proliferar e prejudicar as extremidades do corpo, já que podem surgir tanto nas unhas dos pés quanto das mãos. Nesse meio tempo, você pode notar uma alteração no aspecto de suas unhas.
Normalmente, a pessoa consegue verificar que algo está errado quando as unhas ficam com visual esbranquiçado ou amarelado.
Outro sinal de problema é que as unhas também se tornam muito grossas, deformadas e podem se descolar da pele com muita facilidade. Afinal, os fungos ficam embaixo da unha e o processo de retirada não é simples.
A boa notícia? Há vários tratamentos! Conferiremos mais detalhes a seguir.

O que é a Micose de Unha?
A micose nas unhas pode ser definida como uma infecção relativamente comum, provocada por fungos que se fortalecem com a queratina. Essa é uma substância que forma boa parte da unha dos pés e das mãos.
Se esse problema não for devidamente tratado, o processo pode se propagar por toda a unha, passar para as outras e deixar a recuperação muito mais longa e dolorosa.
Isso acontece porque os pés tendem a ficar muito sufocados em pés e sapatos, e esses ambientes úmidos contribuem para o aparecimento desses fungos.
Vale salientar que existe até o perigo do fungo de uma unha já afetada se propagar para as meias e os calçados.
Consequentemente, afetar as demais unhas e até a pele! O cuidado com as unhas é a melhor prevenção!
Dicas para cuidar da Micose de Unha
Existem diversas formas de tratar a Micose de Unha com cremes, esmaltes, remédios, entre outros. Todavia é necessário ter paciência e não interromper os cuidados, por os fungos serem bem resistentes e podem criar um tipo de proteção.
Os especialistas alertam ser normal demorar muito tempo para perceber a melhora na situação, já que é preciso esperar o crescimento natural da unha para que o local afetado seja trocado por uma unha saudável.
Além disso, as unhas se localizam nas extremidades do corpo, locais que recebem pouco aporte sanguíneo, favorecendo um tratamento longo e lento, especialmente, quando se opta por remédios orais.
Por isso, alguns médicos podem indicar a realização de tratamento oral e tópico. O que o paciente pode fazer é oferecer ‘respiro’ para as unhas, especialmente, dos pés. Manter a higiene e a aplicação dos remédios.
Dicas de como evitar Micose de Unha
Se prevenir é o melhor remédio, o que pode ser feito para impedir o surgimento de Micose de Unha? Dá para fazer muita, muita coisa! Vamos lá?
Higienização
A primeira ação é deixar as unhas devidamente cortadas e higienizadas dos pés das mãos. Procure lavar e enxugar muito bem as unhas após se banhar.
Não usar os mesmos calçados
Você deve trocar os sapatos utilizados diariamente e, preferencialmente, colocar no sol com um pouco de talco na área interna.
Sempre que puder, use calçados abertos e jamais apertados! Além disso, opte pelas meias de algodão.
Atenção ao próprio corpo
Geralmente, as pessoas demoram a perceber que estão com Micose de Unha. Por isso, inverta essa equação e passe a observar a condição de suas unhas. Se visualizar um trauma ou algo estranho, busque por avaliação de um especialista.
Nada de roer as unhas
É uma mania muito comum, mas você deve parar algo mesmo de roer as unhas. Se tiver dificuldade, dá para encontrar produtos semelhantes aos esmaltes que ajudam nessa tarefa.
Dicas de pomadas
Normalmente, os medicamentos recomendados para cuidar de uma micose nas unhas são vernizes e soluções para serem colocadas no local afetado, como Lakesia, Onicoryl e Andriodermol.
Em situações mais severas ou quando a medicação tópica não foi o bastante, pode ser preciso adquirir remédios de uso oral, como terbinafina ou itraconazol.
A lista também inclui cremes, pomadas ou esmaltes, como Loceryl, Micolamina ou Fungirox. Antes de sair correndo para a farmácia mais próxima, o ideal é visitar um dermatologista, que avaliará e apontará o melhor tratamento e se você precisa tomar algum medicamento ou pomada.
Visite sempre a manicure!
Enfim, fazer as unhas de maneira apropriada também é uma medida considerada preventiva para a Micose de Unha, desde que a pessoa saiba muito bem o que está fazendo. Apesar disto, você deve ter cautela ao frequentar uma manicure.
Assim, a melhor iniciativa é elaborar um kit próprio, contando até mesmo com esmaltes, para levar a cada visita. Ainda que o esmalte pareça um exagero, uma pesquisa recente mostrou que o artigo pode servir de ponto de cultura para os fungos. Por último, lembre-se sempre de desinfetar os objetos antes e ao voltar do salão da beleza.
