Planejando uma viagem com seu bebê, mas não sabe como realizar essa tarefa? Confira nossas dicas.
Viajar com crianças nunca foi uma missão muito fácil. Crianças são frágeis, inquietas e não costumam gostar de ficar presas por muito tempo em um banco. Viajar com bebês parece ser mais fácil, por ser um ser tão pequeno.
Quanto mais avançada a idade da criança, maior a dificuldade em transportá-la.
Recém-nascidos até 2 meses de vida não possuem recomendação para viajar, isso porque o pequeno encontra-se muito frágil para seu pouco tempo de vida, e não possui uma imunidade alta, como as crianças maiores, além de possuírem uma estrutura física mais debilitada.
A partir dos 3 meses de vida, os bebês começam a desenvolver um pouco mais de imunidade e força muscular, porém ainda depende totalmente dos pais. A partir dessa idade, fica mais fácil transportar a criança, mesmo ainda não sendo recomendado.
Conforme a criança for crescendo e se desenvolvendo, começando a ter maior mobilidade, o transporte em si fica mais fácil corporalmente dizendo, porém a criança começa a desenvolver as habilidades de atenção, o que pode deixar a criança mais atenta e inquieta por conta da curiosidade em tudo.
No caso de viagem de carro, os pais devem se atentar ao tamanho do bebê e o tamanho correspondente da cadeirinha para transporte, que deve estar de acordo com o tamanho e peso, possibilitando maior conforto e segurança.
Em casos de viagens de ônibus, os pais podem transportar a criança no colo, ou comprar um assento a mais e levar a cadeirinha ou bebê conforto, assegurando maior conforto e segurança, ainda mais se a viagem for longa.
Em casos de viagem de avião, as regras não são muito diferentes. Geralmente, bebês com menos de uma semana não podem embarcar no avião. E há casos onde o bebê só pode embarcar com mais de 2 meses de vida. Isso porque, o sistema imunológico da criança ainda não recebeu todas as doses da vacina, deixando o bebê vulnerável a muitas doenças perigosas, já que dentro do avião o espaço entre as pessoas é menor, compartilhando o mesmo ar, podendo trazer infecções ao pequeno.
→ Aproveite para assistir alguns filmes sobre maternidade durante sua viagem
Mesmo com as contraindicações médicas, alguns bebês podem viajar de avião, porém com algumas indicações como:
1- Viajar em um avião com cabine pressurizada: a importância da cabine pressurizada é manter a pressão dentro do avião o mais próximo do sentido no solo. Lá no alto, a pressão do ar diminui, diminuindo a quantidade de oxigênio. Os bebês são muito frágeis em relação à respiração, e tendem a sofrer mais com qualquer alteração no ar.
2- Leve uma mala para o bebê: leve uma bolsa como bagagem de mão apenas com coisas para o seu filho como roupas, fraldas, lencinhos, mamadeiras e tudo o que o bebe possa precisar durante a viagem, já que em casos de malas despachadas, não haverá opção de pegar algo na mala durante o trajeto.
3- Compre uma passagem para o pequeno: assim como nos casos de viagem de ônibus, também é importante comprar uma passagem extra para o seu filho, garantindo que possa levar o bebe conforto ou cadeirinha e acomodá-lo para melhor transporte com segurança e conforto.
Essas 03 dicas vão te ajudar a fazer uma viagem mais tranquila com seu pequenino.
→ Dicas úteis para mamães empreendedoras!