MÃE INICIANTE

10 conselhos para uma mãe que acabou de nascer

É sabido que ser mãe é o trabalho mais difícil e bonito do mundo. No entanto, quando você é uma nova mãe, há muitas coisas para as quais você pode se sentir despreparada e vulnerável, especialmente nas primeiras semanas após o parto. De fato, durante os primeiros dias, seu corpo está muito cansado e as alterações hormonais podem afetar fortemente seu humor.

Por isso, aqui na redação decidimos escrever um pequeno guia contendo 10 dicas úteis para as novas mães. Você está pronto? Vamos começar!

→ Filmes que podem te ajudar a lidar com a maternidade

SONO DA MÃE

Como mencionado, você vem de uma experiência de grande estresse e dor, mesmo que por um motivo maravilhoso: sua pequena criatura. É absolutamente natural sentir-se cansado e desgastado. Agora, além disso, você também precisa ser mais cauteloso porque um pouco de vida depende de você. Você deve poder descansar para enfrentar todas as tarefas futuras sem sucumbir. Não será fácil, mas você terá que se acostumar.

Você deve tentar dormir a cada 3 horas para recarregar as baterias.

NÃO SE PREOCUPE SE SE SENTIR TRISTE

Sentir-se triste ou deprimido após o parto é absolutamente comum, você não precisa ficar alarmada. Seu corpo e sua cabeça passaram por grandes mudanças, é normal sentir essa sensação. Vai passar. O importante é dar vazão às emoções, se sentir que tem que chorar, faça.

Caso essa sensação continue por muito tempo, é bom conversar com seu médico ou psicólogo.

MÃE, PEÇA AJUDA

Ninguém consegue sozinho. Especialmente agora que você se sente cansada, com falta de energia, talvez até triste e que você tem que começar seu novo trabalho como mãe… peça ajuda! Agora você não é mais apenas uma mulher com seus compromissos e deveres, você também é mãe e a maratona está apenas começando! Não seja muito escrupuloso em pedir ajuda ao seu parceiro ou família. Você verá que eles estarão lá para você.

NÃO SE PREOCUPE COM O PESO

Voltar à forma após o parto não é fácil nem rápido. A solução definitivamente é não ficar preso logo de cara, pelo contrário agora você precisa recuperar as forças através de uma alimentação saudável.

O conselho é perder peso gradualmente, restaurando hábitos alimentares saudáveis ​​e exercícios. Também isso para ser tomado com moderação e talvez para ser compartilhado com o bebê: um bom passeio no parque todas as manhãs seria bom para vocês dois!

HÁBITO DO SEU PEQUENO À ROTINA

Novas mães como você geralmente se preocupam demais com coisas como barulhos em casa ou muita luz. Na realidade é importante que o bebê se familiarize com tudo isso, já no primeiro mês ele começa a entender o ciclo claro/escuro e, portanto, a associar sono e vigília às duas fases.

NÃO O VISTA EXCESSIVAMENTE

A temperatura da casa deve estar sempre em torno de 20-22° um macacão de algodão cheio que cobre os pés é mais que suficiente.

Para perceber se o bebé está com frio, basta verificar o estado das mãos e dos pés e, se necessário, intervir com um cobertor. Por outro lado, se o pescoço e a cabeça estiverem suados, o bebê sente calor e você deve ter cuidado para não cobri-lo demais.

CUIDADO DE DORMIR JUNTOS

Receber seu bebê em letão é certamente um grande prazer e às vezes até uma conveniência para intervir mais rapidamente. No entanto, você não deve subestimar os possíveis riscos: adormecer você pode arriscar esmagá-lo ou asfixiá-lo durante o sono.

Além disso, ao fazer isso você pode se acostumar demais com sua cama e levar à recusa de seu berço.

OUÇA O PEDIATRA

Ouvir os conselhos de avós, amigos, parentes que já tiveram experiências de paternidade é correto e ajuda a avaliar aspectos que talvez você não tenha levado em consideração. No entanto, a pessoa a quem deve dirigir todas as suas dúvidas e questões é o pediatra. Ele é a figura mais qualificada e especialista no assunto.

Mas ouça também os instintos de sua mãe!

BANHO TODOS OS DIAS?

Esta questão é amplamente debatida. Alguns respondem positivamente, outros negativamente, recomendando no máximo 3 banhos por semana para não enfraquecer as defesas naturais do recém-nascido.

No entanto, às duas escolas de pensamento concordam em um aspecto: a duração não deve exceder 10 minutos. 

APROVEITE SEU FILHO

mãe iniciante

A última dica também é a mais importante! 

Esses momentos com seu bebê nunca mais acontecerão! Aproveite ao máximo. Dê a ele todo o amor que puder é um dos melhores momentos da sua vida. Aproveite esta nova fase ao máximo!

Estas foram 10 conselhos para uma nova mãe que acabou de nascer! Coloque em prática e esteja sempre ciente de que você está fazendo o seu melhor.

→ Está à espera do seu bebê? Ouça essa playlist.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *