Está precisando de uma ajudinha pra entender melhor a maternidade? Conheça esses filmes.
Muitas mulheres crescem, se casam, pensando que só irão conhecer a felicidade quando se tornarem mães.
A sociedade tem criado uma imagem da maternidade de forma totalmente romantizada, mas não é bem assim.
Ser mãe é uma missão única, prazerosa, e que traz sim felicidade, porém não podemos nos esquecer que traz frustrações, cansaço, aumento total das responsabilidades, e mudança radical na rotina de vida.
Selecionamos 6 filmes que passam a ideia real da maternidade, para que você tenha reflexões sobre os altos e baixos da vida materna, e veja como é se tornar mãe.
Filmes para te ajudar com a maternidade
Tully
O filme é uma forma de demonstração do esgotamento materno. Relata a vida de uma mãe de três filhos, sendo um recém nascido, mostrando o quanto passa sua vida focada integralmente nos filhos.
Supermães
Série canadense da Netflix, mostra a vida da mulher para criar seus filhos, a adaptação à nova vida, e até ao retorno ao trabalho, além da vida amorosa do casal após a entrada dos filhos na vida de ambos. Juntos com outras mulheres, é apresentado as “coisas que ninguém conta” sobre a maternidade.
Turma do Peito
Série Australiana da Netflix, conta a história de mães que dividem seus altos, baixos e felicidades pela maternidade. Contam sobre amamentação, vida amorosa, e muitos outros assuntos focados na maternidade.
Olmo e A Gaivota
Documentário da Netflix, a produção conta a história de um casal que vive na França. Quando ambos começam a trabalhar na peça de teatro que criaram, descobrem que estão grávidos. A produção foca nesse momento em que o casal passa por dificuldades da gestação e em tudo o que fazem para passar por esse momento.
Mais uma Chance
Filme da Netflix, foca em um casal que está tentando engravidar. Com 40 anos, passam por essa dificuldade em terem filhos, e mostra as dificuldades e limites que um casal suporta em busca do sonho de conseguir ser pais.
Os Garotos da minha vida
Baseado em fatos reais, o filme foca em uma mãe jovem que precisa lidar com as lutas e desistência de seus sonhos para poder criar seu filho. O filme foca em uma mãe jovem e solteira, demonstrando as situações que as mulheres passam tanto na criação dos filhos como na ausência paterna.
A maternidade ainda é considerada pela sociedade um mar de rosas, uma aventura onde não se tem empecilhos, onde tudo é fácil. Colocar uma criança no mundo, e em nossas vidas, é abrir mão de tudo. É abrir mão de férias, de comprar aquela roupa ou aquele sapato do mês sem se importar se o dinheiro fará falta pra uma lata de leite.
Entrar na maternidade é lidar o tempo todo com novidades, demandas, alegrias e tristezas. Informar sobre a maternidade facilita o processo, ajuda a entender melhor o que está por vir, e de alguma forma trazer uma preparação psicológica.
A informação não vai tirar os problemas e dificuldades, mas vai ajudar a uma identificação com a função de diminuir as frustrações que abrem espaço para a depressão.